Uma aliança para a pesca sustentável

Neste momento Roberto Carlos de Lima Ribeiro, Diretor de RECOPADES e Sidney Lianza, Coordenador RSP.

Roberto Carlos de Lima Ribeiro, Diretor de RECOPADES e Sidney Lianza, Coordenador RSP.

Nesta Quarta-feira 15 de Dezembro 2010 numa solenidade no RJ entre as redes Rede Comunidades de Pescadores Artesanais para o Desenvolvimento Sustentável (RECOPADES) e Rede Solidaria Da Pesca (RSP), assinaram um acordo de cooperação entre as duas partes. Neste momento Roberto Carlos de Lima Ribeiro Diretor RECOPADES e Sidney Lianza Coordenador RSP falaram da importância de estar pensando uma rede conjunta para ajudar os pescadores(as) da pesca artesanal. Neste momento toda a coordenação RSP da este presente no ato da solenidade.

Participantes de vários estados participam da solenidade do acordo entre as duas redes.

Participantes de vários estados participam da solenidade do acordo entre as duas redes.

...e, em seguida para cantar e celebrar a alegria de um bom acordo.

...e, em seguida para cantar e celebrar a alegria de um bom acordo.

Preparação do acordo

Em Manaus, Brasil, durante a realização do IV SEMINARIO DA REDE SOLIDÁRIA DA PESCA (13 a 17 de Setembro), foi aprovado  celebrar este presente  ACORDO DE COLABORAÇÃO públicamente entre as Redes Red de Comunidades de Pesca Artesanal por la Pesca Artesanal Sostenible – RECOPADES e a Rede Solidária da Pesca - RSP

Considerandos para a cooperação

RECOPADES e RSP, reconhecem uma situação de perda e degradação ecológica das áreas altamente produtivas nas costas do mar, rios e lagos na América Latina, e a redução da produtividade das  capturas por ano, a redução das capturas de espécies de peixes de alto valor comercial, redução do estoque pesqueiro e o aumento da competição por espaços produtivos, a deterioração progressiva das condições de trabalho para o aumento do esforço de pesca, a limitação de transferência da cultura entre as gerações, políticas públicas voltadas para o segmento da Pesca e Aquicultura, seja devido à maior incerteza econômica no setor das pescas, seja  da imagem social negativa da profissão de pescador que devemos resgatar.

RECOPADES e RSP, concordam em colaborar para promover ações conjuntas destinadas a uma pesca sustentável, incluindo aspectos de comercialização e implementação de ferramentas para a recuperação ambiental dos ecossistemas, a conservação do ambiente aquático, a cooperação internacional, a valorização do patrimônio cultural da pesca artesanal, visibilidade e valor social da profissão de pescador, a promoção dos produtos da pesca e outras ações para melhorar a qualidade de vida dos pescadores, suas comunidades e Nós.

Este Seminário contou com a presença de convidados de entidades internacionais também, com um representante do Ministério da Pesca de Moçambique e um representante da RECOPADES.

Este Seminário contou com a presença de convidados de entidades internacionais também, com um representante do Ministério da Pesca de Moçambique e um representante da RECOPADES.

RECOPADES y la RSP concordam em trabalhar juntos para contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades de pesca artesanal e os seus membros, a fim de servir como um exemplo demonstrativo para outras comunidades de pesca artesanal na Europa e América Latina.

Finalmente esperamos consolidar a articulação entre a RECOPADES e a RSP, como forma de fortalecer a organização, o diálogo, e a mobilização entre os trabalhadores da cadeia produtiva da pesca artesanal e da aquicultura familiar na América Latina.

Temas relacionados

, , ,